O que é um Paquímetro?



O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor:

  • 1. orelha fixa
  • 2. orelha móvel
  • 3. nônio ou vernier (polegada)
  • 4. parafuso de trava
  • 5. cursor
  • 6. escala fixa de polegadas
  • 7. bico fixo
  • 8. encosto fixo
  • 9. encosto móvel
  • 10. bico móvel
  • 11. nônio ou vernier (milímetro)
  • 12. impulsor
  • 13. escala fixa de milímetros
  • 14. haste de profundidade

O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa.

O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.

Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:

0,05 mm, 0,02 mm, 1/128″ ou 0,001″

As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC.

Há vários tipos de paquímetros para possibilitar medidas em peças de características diferentes. Alguns exemplos são:

Tipo de paquímetro

Utilização

Paquímetro universal É utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.Trata-se do tipo mais usado.
Paquímetro universal com relógio O relógio acoplado ao cursor facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante) Empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos etc.Esse tipo de paquímetro pode apresentar haste simples ou haste comgancho.
Paquímetro duplo Serve para medir dentes de engrenagens.
Paquímetro digital Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe, e ideal para controleestatístico.

NÔNIO:

O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (mais precisa) do que a feita somente com a escala fixa.

A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores.

O nônio possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

No caso da figura ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais para 9 mm. Cada divisão do nônio possui 9/10 mm, portanto o 1º traço do nônio está a 1/10 mm do próximo traço na escala fixa (comprimento esse que é a resolução do paquímetro), o 2º traço do nônio está a 2/10 mm do seu próximo traço na escala fixa e assim sucessivamente.

 

CÁLCULO DE RESOLUÇÃO:

A resolução de um paquímetro é a distância compreendida entre a 1ª subdivisão do nônio e a subdivisão subseqüente na escala fixa.

- Se o nônio mede X mm, e é dividido em n partes iguais, o comprimento compreendido entre duas subdivisões consecutivas do nônio é X/n. Este valor tem o seguinte formato em notação decimal: I,D. I representa a parte inteira do número decimal e D representa a parte fracionária. Por exemplo:
X=39 mm e n = 20, X/n = 1,95. I=1.
- Resolução = (I+1)-X/n

Exemplos:

· Nônio de 9 mm com 10 divisões

X/n = 0,9

Resolução = 1 – 0,9 = 0,1 mm

· Nônio de 39 mm com 20 divisões

X/n = 1,95

Resolução = 2 - 1,95 = 0,05 mm

· Nônio de 49 mm com 50 divisões

X/n = 0,98

Resolução = 1 - 0,98 = 0,02 mm

 

LEITURA DA MEDIDA:

  1. Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com folga entre os bicos fixo e móvel (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade)
  2. Mova as partes móveis com o polegar atuando no impulsor até que a parte móvel (bico, orelha ou haste) encoste suavemente na peça.
  3. Leia na escala fixa o número de milímetros inteiros (à esquerda do zero do nônio).
  4. Leia a parte fracionária da medida observando qual traço do nônio coincide com algum traço da escala fixa e calcule o valor da fração multiplicando o número desse traço pela resolução.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

*